A cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, está prestes a receber um marco no saneamento básico com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O projeto, sob responsabilidade da Águas do Rio/AEGEA, está sendo executado pela SEEL Engenharia e representa um salto de qualidade de vida para a região.
Com 80% a 85% da obra concluída até o final de julho de 2025, a ETE Queimados está em fase final de construção. A estrutura, que é a maior já construída pela AEGEA, terá capacidade para tratar 250 litros de esgoto por segundo, com potencial para atingir 600 litros por segundo no futuro. O escopo do projeto inclui a ETE, uma estação elevatória, e a instalação de 9 km de redes de tubulação para o transporte do esgoto.
A obra, que já se encontra na fase de acabamento e montagens mecânicas dos equipamentos, tem
previsão de entrega da ETE para o final de agosto, restando apenas a conclusão do emissário submarino de 4 km, que levará o efluente tratado para o descarte. O contrato se estende até o final de setembro, podendo ser prorrogado até meados de outubro.
Para a execução do projeto, estão sendo aplicadas as metodologias Lean Construction e BIM, que garantem um acompanhamento mais sólido do cronograma, otimização do uso de materiais e da logística da obra. Um dos maiores desafios foi a montagem mecânica, uma novidade para a SEEL, que foi superada com a colaboração de parceiros estratégicos como o WN Group e a WT Sistemas.
O impacto social do projeto é imenso. Cerca de 300 mil pessoas em Queimados, Japeri e parte de Nova Iguaçu serão beneficiadas com a melhoria da qualidade da água, prevenção de doenças e valorização imobiliária. Este empreendimento é um passo fundamental para a universalização do saneamento na região e um legado de saúde e bem-estar para a população. A continuidade do projeto prevê a execução de mais 80 km de redes, com um investimento de cerca de R$ 62 milhões.



